quinta-feira, abril 01, 2004

Crenças e Descrenças...

Calma! Não vou falar sobre religião.
Ontem estive a ver "Portugal Século XX" na SIC Notícias, e o episódio foi sobre o 25 de Abril. Ou melhor, sobre os acontecinmentios imediatamente a seguir ao 25 de Abril. E fiquei a pensar...
Quem diria...
É impressionante assistir às manifestações que na altura houve. Não pelas ideias, mas porque na expressão das pessoas consegue-se ver que elas acreditavam mesmo naquilo. Tinham ideias políticas, acreditavam nelas, lutavam por elas e saíam à rua. Mostravam CRENÇA.
E o que é triste é que isso foi há 30 anos...
Hoje em dia não acreditamos em nada, não lutamos por nada, não nos manifestamos.
Somos uma sociedade comletamente amorfa.
Mais triste ainda é que agora temos mais ou menos a idade que os nossos pais tinham quando se deu o 25 de Abril. E enquanto eles pensavam na política, no País, na sociedade; discutiam política, tinham princípios em que acreditavam, hoje em dia não temos nada. NADA!!!
Estamos completamente adormecidos... confesso que tenho uma certa vontade de atirar as culpas para cima de... Que se lixe.
Estamos adormecidos e a culpa é, principalmente, da economia e da televisão.
Da Economia, porque hoje em dia consumimos tanto que só pensamos em trabalhar, em ganhar dinheiro. Temos mais com que nos preocupar do que com a política ou a sociedade.
Da televisão, porque controla em absoluto as nossas reacções. Zanga-se por nós, questiona por nós, manifesta-se por nós. Só que não diz aquilo que efectivamente deveria ser dito... E nós não queremos saber. Temos mais que fazer. As preocupações já são tantas... Por outro lado, é principalmente a televisão que nos vende todos os bens que não precisamos mas nos quais gastamos dinheiro...

Confesso que tenho muita pena de não ter uma verdadeira crença. Ou melhor, eu acredito em determinados princípios, mas também eu sou amorfa. Também não luto por eles.
Sejamos francos: havia de ser bonito eu ira para a Avenida dos Aliados, sózinha, com cartazes, manifestar-me contra a construção do aeroporto da OTA... ou contra o Euro 2004... ou pedir explicações à classe política sobre o Hospital de Tomar ( noutro post explico)...

Confesso que gostava de ver a política a agitar de novo a sociedade. Gostava de ver as pessoas a acreditarem de novo em qualquer coisa e a manifestarem-se por ela.
Hoje em dia os banhos de multidão estão reservados aos jogadores de futebol. É isso que move a sociedade e é nisso que as pessoas acreditam.

Lá está, apesar da revolução, mantém-se os três "Fs" do tempo da outra senhora: Fado, Fátima e Futebol... com as devidas adptações.

Sem comentários: