segunda-feira, julho 12, 2004

Ao ataque...

Bom, vamos a isto. Não posso adiar mais aquilo que se começa a tornar grande demais para não ser denunciado.
o quê?
O habitual disparate nacional. Resultante da pseudo-crise política que inventamos.

A quantidade de cartas de leitores que li nos jornais nos últimos dias e em que se afirmava que o Durão Barroso foge do País foi estonteante. E isso aflige-me. Confesso que palas a tapar os olhos e burrice generalizada são das coisas que mais me assustam. Mas nesto momento são características que reinam, principalmente na classe política, mas entre o povo também há quem vá atrás dos palhaços...
Acho que só vou escrever isto mais uma vez: O Durão Barroso não fugiu do País. O Durão Barroso foi convidado para ser PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA.
Ora, ser convidado para ser PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA não é fugir do País, antes é uma grande honra; e burro seria ele se não aceitasse. E burro chamar-lhe-iamos se não aceitasse.
Porque ser PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA é um cargo muito importante, e é muito importante para Portugal ver um "filho" ser convidado para tal cargo.
(A verdade é que este convite muito me supreendeu. Não tinha ideia de o Durão ser tão bom político, mas enfim... Continuando.)
E não é intelectualmente honesto afirmar que se trata de uma fuga.


Se vou falar de fugas, mais uma vez vou ter que atirar aos socialistas.
O Guterres, esse sim, fugiu. Quando finalmente se apercebeu que as coisas não estavam nada bem, já não teve coragem para continuar à frente do Governo. E na altura, se bem me lembro, toda a gente o aplaudiu e disse que fazia muito bem.
Mas a verdade e que aquilo é que foi uma fuga. Falta de coragem para assumir "O.K. Estou a fazer merda, não gostam de mim, mas já agora vamos até ao fim e vamos tentar melhorar as coisas daqui para a frente...".
O Guterres não foi convidado para nada. Apresentou a sua demissão porque entendeu que não tinha condições para se mantar à frente do País. E se ele não se tivese demitido? Alguém lhe levaria a mal? Duvido...

Mas não fica por aqui.
O que ainda é mais triste.
Não é que o Ferro Rodrigues, quando soube que não ia haver eleições antecipadas, também se pôs a andar? Fugiu!
Para onde e porquê?
Parece um amuo. "Pronto, se não me dão o que eu quero, então vou-me embora.". (A minha filhota tem quase dois anos e também se zanga quando a contrario. Ainda não amua, mas suponho que lá virá o tempo...) E vemos os políticos a fazer isto? Aquele que era um candidato a Primeiro Ministro?
Não percebo.

Quer dizer... os socialistas, quando são contratriados, põe-se a andar. Batem com a porta. Sim, porque aquilo que nós os vemos a fazer é que são fugas. Quase como a daquela outra socialista, presidente da Câmara, Fátima Felgueiras.
E ninguém os critica.

No fundo, acho que todos queriamos era o circo pré-eleitoral. Campanha, discussão, confussão. Agora que acabou o circo da bola, venha o circo político, para manter o moral elevado... para termos bandeiras nas janelas, sairmos em caravanas a buzinar, festejarmos vitórias e chorarmos com derrotas.
E o que lixou os políticos foi o facto de a CRP prever outras formas de dar a volta à situação ser crico eleitoral.
Altere-se a constituição. Daqui a 5 anos já tem com que se entreter na Assembleia da República.

(E depois lêem-se disparates ainda maiores, como aquele que li ontem no JN, em que um leitor afirmava que o Durão Barroso estava a tirar dividendos do facto de ter apoiado o Bush na invasão contra o Iraque.
Hahahahahaha.
Tem toda a razão.
Aqueles dois países muito pequeninos que estavam contra a invasão chamados Alemanha e França não tem qualquer peso político na Europa, e muito menos na eleição do Presidente da Comissão Europeia.)