domingo, abril 25, 2004

O 25 de Abril e as sondagens

No Público de hoje (25/04/2004) vem publicada uma notícia sobre a opinião das pessoas relativamente ao 25 de Abril. E, a esse respeito, diz-se: "Costuma dizer-se: os jovens não sabem o que foi a ditadura. E, por isso, desvalorizam o seu mal. Errado. A sondagem prova que são os mais jovens que têm a visão mais negra do regime anterior ao 25 de Abril."
Pudera.
A verdade é que os jovens, aqueles que não viveram o 25 de Abril ou que eram novos de mais para o recordar apenas tem "memória" daquilo que lhes é contado, da forma como o regime lhes é apresentado e, sejamos francos, principalmente pela comunicação social.
Uma comunicação social que ainda hoje em dia vive presa ao fantasma da censura. Que não admite que se diga bem do regime. Que cala quem defende o regime. Ou, pior ainda, até os que apenas se limitam a dizer "Atenção que as coisas não eram bem assim...".
De facto, é uma coincidência engraçada que neste mesmo dia, na Notícias Magazine se publique um entrevista em que é dito que "... as televisões que temos,... são a única fonte de informação para 70 por cento dos portugueses. Animais de estimação que condicionam a forma como os donos vêem o mundo. Porque nem tudo o que passa na televisão é verdade,..."
Pois não é.
Ou é uma verdade quantas e quantas vezes alterada, manipulada pelos jornalistas.
Só que não existe esta consciência por parte do público. Não estamos programados para filtrar a informação que nos é oferecida por aqueles senhores tão sérios que são os jornalistas. Que só querem o nosso bem. Só querem que estejamos informados sobre a realidade, seja ela qual for.

Mas voltando ao tema...
Na verdade, e por falta desse filtro, engolimos tudo aquilo que nos vendem.
E não deixa de ser estranho ouvir as descrições de pessoas que foram presas e torturadas antes do 25 de Abril.
Que raio... então eram todos comunistas??? Eram todos filiados no PCP??? Mais ninguém era preso e torturado???
Parece que não.
O que apenas significa que não se podia ser comunista. Melhor - até se podia ser comunista, não se podia era agir nesse sentido. Ora isto não é uma limitação assim tão grande. Não é uma falta de liberdade assim tão grande. Nos Estados Unidos passava-se exactamente a mesma coisa...
Mas o que é triste é que hoje não temos uma liberdade total. E não a tivemos a seguir ao 25 de Abril.
Constitucionalmente encontra-se proibida a criação de partidos de índole nacionalista. Com o argumento de que são partidos anti-democráticos, partidos que perseguem uma visão totalitária do Estado e contra as eleições.
E agora pergunto eu: e então o partido comunista??? É um partido anti-democrático. Defende uma visão totalitária do Estado. E pelos exemplos que nos são dados a apreciar, também não morrem de amores por qualquer tipo de eleições.
Aliás, o verão quente de 1975 começou exactamente assim: houve eleições, ganhou o PS, e os comunistas entenderam que o PS mentia ao Povo, não era verdadeiramente socialista, o Povo queria era o socialismo verdadeiro e tomaram o poder.
Contra factos não há argumentos. Isto é uma forma espremida e directa de explicar o que se passou.
Mais uma pergunta: porque é que nunca ouvi esta explicação, assim clara, na televisão?

Porque somos manipulados. Todos. Acreditamos no que a comunicação social nos vende.
Por isso é que os jovens tem uma visão tão negra do período anterior ao golpe de estado. Foi o que lhes ensinaram. Foi o que lhes transmitiram. Foi o que lhes venderam.
Não é surpreendente...