quinta-feira, março 04, 2004

Eu tenho razão!!!

Estive a pensar e acho que tenho toda a razão! Vamos fazer uma petição para submeter a discussão e votação na Assembleia da República a questão da despenalização da fuga ao Fisco!
Sempre haverá menos pobreza e menos empresas a falirem!
Despenalização da fuga ao Fisco já!!!

Novidades 3

Ok, prometo que não me alongo muito - que não escrevo um texto como o outro - mas tenho que dizer qualquer coisa quanto à discussão na Assembleia de República sobre o tema do Aborto.
O Aborto... outra vez.
O Dr. António Costa, esse brilhante deputado da bancada socialista, atirou ontem para a praça um argumento excelente contra a criminalização do aborto.
Infelizmente não posso transcrever aqui o que disse o Dr. António Costa, porque na altura estava no carro, sem antena, e não tinha papel nem caneta à mão. E também não consigo encontrar a intervenção dele na Internet...
Mas a ideia foi mais ou menos esta: a Lei deve ser alterada porque está esvaziada do seu conteúdo. Não existe a convicção de que a prática do aborto é crime, e, porque é habitualmente praticado sem a que a sociedade o condene, não deve ser crime. E deu, a título de exemplo, um crime que não se encontra esvaziado de significado: o crime de roubo.
Pois claro.
Está certo.
Juridicamente, está certo.
Fico à espera de uma iniciativa do PS para despenalizar/descriminalizar a fuga ao Fisco.
Porque afinal é habitualmente praticada, não existe a convicção de que é crime... Aliás, é uma coisa de que a maioria das pessoas se orgulha.
Por isso mesmo deve ser descriminalizada a fuga ao Fisco!

O problema é que hoje em dia é muito mais importante a economia que os direitos fundamentais. É mais grave fugir ao Fisco que matar uma criança que está para nascer.
E o exemplo dado pelo próprio Dr. António Costa é gritante: o crime de Aborto é um crime "Contra a vida intra-uterina". Encontra-se no título "Dos Crimes contra as Pessoas". O Capítulo I refere-se aos "Crimes contra a Vida". O Capítulo II refere-se aos "Crimes contra a vida intra-uterina".
O aborto é, por isso, um crime contra as pessoas, mais grave que os crimes contra a integridade física, contra a liberdade e contra a liberdade e auto-determinação sexual.
O crime de roubo encontra-se no Título II, "Dos crimes contra o património", capítulo II, "Dos crimes contra a propriedade".

Na óptica do Partido Socialista, os crimes contra o património, contra a propriedade são de valor superior aos crimes contra as pessoas.

É bonito!!!

Novidades 2

Fala-se agora muito da educação sexual dos jovens portugueses e se deve, ou não, existir uma disciplina específica de educação sexual nas escolas.
Na minha modesta opinião, isso é um perfeito disparate.
Não a educação sexual, claro, quanto a isso, sou completamente a favor, e acho que era um favor que se fazia à Humanidade, mas quanto ao facto de ser uma disciplina autónoma.
Acho que a educação sexual devia fazer parte do programa obrigatório de Biologia, e dada no 9.º ano.
Suponho - não tenho a certeza - que no programa de Biologia se encontra incluída a matéria relativa à reprodução humana. Pelo menos eu tive essa matéria em Biologia, e acho que foi no 9.º ou 10.º ano.
Ora se é leccionada a reprodução humana, porque não alargar um pouco o âmbito da questão e efectivamente educar sexualmente os jovens?
Eu acho que faz todo o sentido que se ensine em Biologia, no capítulo da reprodução humana, quais as doenças sexualmente transmissíveis, a forma como as evitar, a forma como evitar um gravidez...
E, acima de tudo, enfiar, nem que seja à força, na cabeça dos rapazes a ideia de que um preservativo salva vidas (as deles, as das namoradas/companheiras e até as dos possíveis rebentos...), e que ter relações com preservativo não é como comer um rebuçado com o papel.
E sou completamente contra o facto de os pais de poderem opôr a que os filhos tenham educação sexual.
Por isso, crie-se um movimento para alterar o programa de Biologia, para que nele se inclua a educação sexual!!!