quinta-feira, março 04, 2004

Novidades 2

Fala-se agora muito da educação sexual dos jovens portugueses e se deve, ou não, existir uma disciplina específica de educação sexual nas escolas.
Na minha modesta opinião, isso é um perfeito disparate.
Não a educação sexual, claro, quanto a isso, sou completamente a favor, e acho que era um favor que se fazia à Humanidade, mas quanto ao facto de ser uma disciplina autónoma.
Acho que a educação sexual devia fazer parte do programa obrigatório de Biologia, e dada no 9.º ano.
Suponho - não tenho a certeza - que no programa de Biologia se encontra incluída a matéria relativa à reprodução humana. Pelo menos eu tive essa matéria em Biologia, e acho que foi no 9.º ou 10.º ano.
Ora se é leccionada a reprodução humana, porque não alargar um pouco o âmbito da questão e efectivamente educar sexualmente os jovens?
Eu acho que faz todo o sentido que se ensine em Biologia, no capítulo da reprodução humana, quais as doenças sexualmente transmissíveis, a forma como as evitar, a forma como evitar um gravidez...
E, acima de tudo, enfiar, nem que seja à força, na cabeça dos rapazes a ideia de que um preservativo salva vidas (as deles, as das namoradas/companheiras e até as dos possíveis rebentos...), e que ter relações com preservativo não é como comer um rebuçado com o papel.
E sou completamente contra o facto de os pais de poderem opôr a que os filhos tenham educação sexual.
Por isso, crie-se um movimento para alterar o programa de Biologia, para que nele se inclua a educação sexual!!!

Sem comentários: